LUSO-BRASILEIROS
para fazer o “vestibular” português!

Exame Nacional Portugal
O Exame Nacional é a porta de entrada para o ensino superior em Portugal! É exclusivo para quem tenha cidadania europeia (portuguesa, espanhola, italiana…)
O nosso Kit do Exame Nacional é um conjunto de serviços personalizados que serão necessários desde a sua inscrição no “vestibular” português, a validação dos documentos e conversão de notas (do Brasil para Portugal), a preparação para realizar a prova nacional e o apoio necessário desde a candidatura até a matrícula no curso desejado.
Quem pode adquirir esse kit?
Brasileiros com dupla cidadania europeia;
Brasileiros que residam em Portugal a mais de 2 anos e queiram ingressar através do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres;
Brasileiros com menos de 21 anos que tenham direito de requerer a cidadania europeia.
Para melhor explicar o processo, dividimos ele em duas fases (antes e depois da realização da prova)
Primeira Fase
- Envio do Guia – Estude em Portugal com as etapas que o estudante percorrerá.
- Videochamada para alinhamento do curso pretendido, cidade de preferência e instituições de ensino.
- Recepção e validação dos documentos brasileiros (equivalência e autenticação do ensino médio, com a conversão de notas para o quadro português).
- Relatório personalizado com as indicações das faculdades portuguesas, as provas necessárias e as respectivas notas de corte, que variam consoante o curso e a instituição pretendida.
- Importante saber: O candidato realizará as provas APENAS de disciplinas específicas que estarão discriminadas no relatório.
- A equipe de mentoria do Estude em Portugal irá inscrever o candidato no exame nacional.
Segunda Fase
- Acontecerá após realização do exame nacional, quando o candidato já estiver em posse da nota equivalente às disciplinas prestadas no concurso.
- 2ª videochamada para apresentar as indicações das faculdades e os cursos na área pretendida, que o candidato tem a possibilidade de ingressar.
- Faremos a candidatura nas ofertas formativas pretendidas (máximo 6) e a matrícula online no curso escolhido.
- Após a chegada do candidato em Portugal, nos comprometemos em enviar os documentos originais utilizados no processo, bem como um kit de boas-vindas exclusivo para o mentorado.

É um programa de suporte online ao processo de candidatura de estudantes internacionais interessados em ingressar nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do estatuto do Estudante Internacional e do Exame Nacional para cidadãos europeus. A start-up é de categoria edu-tech e atua há 6 anos na captação de estudantes para o ensino superior.
Já são mais de 300 famílias que receberam o suporte do Estude em Portugal e realizaram o sonho de migrar para Portugal
O Kit do exame do nacional NÃO GARANTE a sua aprovação no “vestibular” português e não inclui o cursinho preparatório. Assim como em qualquer outro concurso público, você tem que estudar e se preparar para realizar as provas necessárias.
Para quem é esse produto?
Para pessoas com cidadania europeia ou brasileiros(as) com menos de 21 anos, que tenham apenas a nacionalidade brasileira mas que os pais tenham cidadania europeia.
Quais documentos preciso já ter?
Os documentos do ensino médio (histórico escolar e certificado de conclusão), passaporte e documentos de identificação português
Preciso autenticar/apostilar algum documento?
Não, a autenticação será feita pela a equipe de advogados do Estude em Portugal e já está inclusa no serviço (não sendo necessário nenhum pagamento de taxa extra)
Preciso estar em Portugal em algum momento?
Sim. O Exame Nacional existe apenas em modelo presencial, sendo responsabilidade do cliente todos os encargos referentes a sua vinda, alojamento e locomoção em Portugal durante o período da prova
Estou no último ano do ensino médio, posso contratar o serviço?
Sim, esse serviço é para quem está próximo de finalizar o ensino médio ou já concluiu
Tenho mais de 23 anos, posso contratar o serviço?
Sim. Sendo maior de 23 o candidato tem a opção de realizar o exame nacional ou a prova interna da instituição. Por isso, a orientação prestada se aplica ao caso.
